Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas?

Abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas?

Abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas, mas possibilidade de associação de cirurgias plásticas depende de avaliação individualizada realizada pelo cirurgião plástico

A abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas em alguns casos, viabilizando resultados mais satisfatórios quanto à estética e contorno corporal com os benefícios de uma única intervenção cirúrgica.

Entenda mais a seguir sobre a abdominoplastia e mamoplastia, incluindo o que é cada procedimento, quando podem ser feitos juntos e quais são os cuidados na associação de cirurgias plásticas.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para remoção do excesso de pele abdominal que resulta na flacidez da região.

A abdominoplastia é indicada para pacientes com acúmulo de pele na região do abdômen, o que pode ser causado por:

  • Múltiplas gestações;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Oscilações de peso (efeito sanfona);
  • Perda de peso significativa.

Assim, nessa cirurgia plástica, é feita uma incisão vertical, geralmente a partir do umbigo, e outra horizontal, acima do púbis (linha da cesárea).

Por meio dessa incisão é possível remover o excesso de pele na região abdominal média e baixa e também se viabiliza a correção da diástase abdominal por meio da sutura dos músculos reto abdominais.

Um aspecto importante é que a abdominoplastia é diferente da lipoaspiração, pois ela não inclui a remoção dos depósitos de gordura.

O que é mamoplastia?

A mamoplastia pode ser de aumento, redutora ou lifting (mastopexia), que visa da amenizar a flacidez mamária.

A indicação do tipo de mamoplastia depende diretamente das insatisfações estéticas da paciente.

A mamoplastia de aumento, com colocação da prótese de silicone, é a cirurgia menos demorada entre essas opções, o que a torna mais adequada à associação com outros procedimentos.

A mamoplastia redutora pode ter indicações funcionais caso gere problemas de saúde à paciente, como dor nas costas. Nesses casos, é removido o excesso de glândulas mamárias, gordura e pele para mamas mais proporcionais à estrutura corporal.

A mastopexia é, geralmente, recomendada para mulheres com idade mais avançada ou após a amamentação. Nessa cirurgia, é removido o excesso de pele, mas não os tecidos mamários.

A incisão da mamoplastia varia de acordo com a técnica. É comum o cirurgião plástico optar pela incisão inframamária, “T” invertido ou em “L”. Em alguns casos, especialmente na redutora, pode-se optar pela incisão areolar.

Qual a relação entre abdominoplastia e mamoplastia?

As cirurgias de abdominoplastia e mamoplastia estão diretamente associadas ao contorno e estética corporal, sendo que, em pacientes que apresentam ganho de peso e, posteriormente, perda de peso, as duas regiões podem ser acometidas pela flacidez.

No abdômen, o acúmulo de pele está associado especialmente ao ganho de peso, às múltiplas gestações e aos efeitos do envelhecimento, principalmente em pessoas com predisposição ao problema.

Nas mamas, é comum que pacientes sintam incômodo com o reduzido volume mamário, sendo a colocação de prótese de silicone uma demanda comum. Também associada às gestações, perda de peso e envelhecimento, pode ocorrer o caimento dos seios com excesso de flacidez na região.

Dessa forma, devido às mesmas causas, é frequente que pacientes sintam incômodo tanto com a estética abdominal como com a aparência das mamas, o que explica a dúvida comum quanto à possibilidade de associar a abdominoplastia e mamoplastia.

Quero realizar minha cirurgia de abdominoplastia e mamoplastia

Falar com especialista!

Clincer

Abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas?

A abdominoplastia e mamoplastia podem sim ser feitas juntas, mas essa indicação só poderá ser confirmada pelo cirurgião plástico após avaliar as particularidades do caso.

O especialista vai considerar uma série de requisitos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) com o objetivo de garantir a segurança na associação de procedimentos. Eles incluem:

  • Tempo de duração e anestesia: a recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é que o tempo de cirurgia não exceda oito horas, de forma que se deve considerar a complexidade de cada intervenção antes de definir a possibilidade de associá-las;
  • Recuperação: as cirurgias devem ser compatíveis no pós-operatório, de forma que os cuidados com uma região não comprometam a outra área operada;
  • Perda sanguínea: não se deve associar procedimentos em caso de cirurgias de elevada complexidade, com alta perda de sangue, ou quando a paciente apresentar problemas de coagulação sanguínea;
  • Estado de saúde da paciente: diversas alterações de saúde inviabilizam a realização da cirurgia plástica, como diabetes, hipertensão, patologias cardíacas ou doenças autoimunes sem controle. Tais condições aumentam os riscos de complicações pós-operatórias e impedem uma técnica combinada.

Apenas o cirurgião plástico terá condições de avaliar esses pormenores na consulta pré-operatória e com os exames médicos da paciente em mãos.

Também é importante que já na consulta inicial a paciente informe o especialista quando a alterações de saúde e histórico médico que possam interferir na decisão quanto à combinação de cirurgias plásticas.

Quais são as vantagens de realizar as cirurgias juntas?

A associação de cirurgias plásticas pode parecer preocupante para muitas pacientes, afinal, se realizar um procedimento já gera ansiedade, o que dirá dois.

Entretanto, existem vantagens que tornam a associação da abdominoplastia e mamoplastia favorável. Destacam-se:

  • Um único pré-operatório, realizando todos os exames uma única vez;
  • Custos reduzidos com equipe, anestesista e internação;
  • Pós-operatório único, o que garante um único afastamento das atividades e tempo de recuperação.

Essas vantagens, entretanto, devem ser consideradas com sabedoria. Por exemplo, apesar de um único pós-operatório, ele será mais longo, trabalhoso e os cuidados mais importantes para garantir uma boa recuperação.

Compatibilidade de posição

No caso da associação da abdominoplastia e mamoplastia uma vantagem é que as cirurgias têm compatibilidade de posição tanto para execução do procedimento como posteriormente para recuperação.

Dessa forma, durante o procedimento, a paciente não precisa ser manipulada e na recuperação é comum que os mesmos cuidados possam ser aplicados.

A posição de recuperação é de barriga para cima, com apoio de travesseiros nas costas e recebendo ajuda para levantar-se para não se apoiar nos braços ou contrair o abdômen nas primeiras semanas.

Quando é indicada a associação de cirurgias plásticas?

A abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas, mas é sempre preciso avaliar cada caso individualmente para determinar a segurança do tratamento.

Em geral, a associação de cirurgias plásticas é uma possibilidade para pacientes com mais de uma insatisfação estética e que estejam com um bom quadro de saúde.

Além disso, a junção é mais adequada quando a intervenção cirúrgica de nenhum dos procedimentos for excessivamente complexa.

Cuidados do pós-operatório

Ainda que a abdominoplastia e mamoplastia possam ser feitas juntas, é fundamental adotar bons cuidados no pós-operatório para reduzir os riscos de complicações ou insatisfações estéticas. As recomendações incluem:

  • Repouso de 7 a 14 dias, mas fazendo leves caminhadas desde o dia seguinte ao procedimento, se não estiver com dor, para prevenir trombose;
  • Uso contínuo da cinta e sutiã pós-operatórios, sendo mantidos por entre 60 e 90 dias, de acordo com a evolução do quadro;
  • Repousar e dormir de barriga para cima e com apoio de travesseiros;
  • Sessões de drenagem linfática para minimizar os efeitos colaterais, como inchaço, hematomas e formação de seroma;
  • Não levantar o braço para acima do ombro nos primeiros 15 dias;
  • Não fazer atividades físicas ou levantar peso por um período mínimo de 30 dias;
  • Retomar exercícios físicos progressivamente, mas eles só serão totalmente liberados em cerca de 90 dias;
  • Não dirigir por 2 a 3 semanas;
  • Higienizar as incisões cirúrgicas usando sabão neutro, água corrente e secar bem;
  • Apenas usar pomadas cicatrizantes após 30 dias e se houver indicação médica.

Portanto, os cuidados do pós-operatório não diferem, mas é importante que a paciente entenda que ao associar procedimentos fica mais sensível e a recuperação pode ser um pouco mais longa e dolorida.

Assim, a abdominoplastia e mamoplastia podem ser feitas juntas, mas o suporte médico especializado é indispensável para garantir a segurança do tratamento.

Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Entrar em contato e agende sua consulta!

Falar com especialista!

Clincer

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Clincer