Fale conosco pelo WhatsApp

Abdominoplastia em âncora: conheça essa técnica

Médico desenhando na barriga de sua paciente mulher.

Técnica de cirurgia plástica remove excesso de pele e devolve autoestima a muitos pacientes

A abdominoplastia em âncora é uma técnica de cirurgia plástica que vem ganhando popularidade depois do aumento do número de cirurgias bariátricas, também conhecidas como cirurgias de gastroplastias redutoras ou de redução do estômago, responsáveis por promover a redução do estômago e, consequentemente, uma significativa perda de peso.

A abdominoplastia em âncora se difere da abdominoplastia convencional, que é uma intervenção cirúrgica recomendada para pacientes em geral, e que traz como resultado uma cicatriz horizontal na região da cintura.

Já a abdominoplastia em âncora é recomendada exclusivamente para pacientes que tenham deixado a condição da obesidade, e tem como consequência uma cicatriz em formato de âncora, que consiste em uma parte horizontal, e outra vertical, na região do abdômen.

Assim sendo, a abdominoplastia em âncora é mais recomendada para pacientes que, além da quantidade excessiva de pele horizontal, padeça com flacidez nas laterais e na região central do abdômen.

Quando a abdominoplastia em âncora é recomendada?

Conforme já anteriormente mencionado, a abdominoplastia em âncora é uma ótima opção para pacientes que tenham, recentemente, se livrado de uma grande quantidade de peso.

Em geral, pacientes que não conseguiram emagrecer através de metodologias não invasivas, como reeducação alimentar e prática de atividades físicas, recorrem às cirurgias bariátricas.

No entanto, passar por esse procedimento cirúrgico de redução do estômago não é a única situação em que um paciente pode ter sido submetido antes de necessitar de uma abdominoplastia em âncora.

É possível que alguns pacientes apresentem pele em excesso apenas com dieta e exercícios físicos. A cirurgia plástica de abdominoplastia em âncora é uma opção também para quem possui muitas estrias na região, uma vez que o procedimento pode retirar mais desta pele adoecida.

No entanto, antes de realizar o procedimento, é preciso fazer uma avaliação prévia detalhada com um cirurgião plástico de sua confiança, para que o especialista determine se a intervenção é mesmo a solução mais apropriada para o caso.

A avaliação médica geral se faz indispensável, uma vez que apenas com a estabilização do peso é possível realizar uma abdominoplastia. E essa estabilização do peso pode ser conquistada quando a variação for entre dois quilos em um período de 6 a 12 meses. Normalmente, conquista-se essa medida após um ano da cirurgia bariátrica.

Quando o paciente deseja apenas emagrecer e não sofre com excesso de pele, a abdominoplastia em âncora não é a intervenção mais recomendada. Nesse caso, a dica é buscar um cirurgião plástico para entender quais são os procedimentos que melhor fazem sentido naquele momento.

A recuperação dessa cirurgia costuma ser rápida, desde que seguidos alguns cuidados, tais como:

  • Repouso pelo tempo recomendado pelo médico;
  • Evitar exposição solar;
  • Higienização correta no local da incisão e uso de curativos;
  • Uso de cinta modeladora por ao menos 30 dias;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Sessões de drenagem linfática, sob orientação médica.

Como é a cicatriz em âncora?

A abdominoplastia em âncora possui esse nome porque sua cicatriz apresenta uma aparência semelhante a uma âncora, se diferenciando da cirurgia tradicional, que resulta em apenas uma linha horizontal na região mais baixa do abdômen.

Na abdominoplastia em âncora, a cicatriz possui a aparência de um T invertido. A cicatriz resultante desse procedimento cirúrgico é um pouco maior do que a convencional, mas existe um cuidado para que a marca horizontal fique abaixo da linha da cintura, podendo ser, frequentemente, encoberta pelas roupas.

Busque sempre um médico especializado nesse procedimento antes de tomar qualquer decisão. Fazer a cirurgia com um profissional com histórico de cirurgias na área é indispensável, uma vez que a abdominoplastia em âncora é um procedimento complexo e que exige conhecimento e preparo por parte do médico.

A Clínica Clincer possui uma equipe altamente qualificada para realizar procedimentos complexos como a abdominoplastia em âncora. Agende agora mesmo a sua consulta e recupere a sua autoestima.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Clincer

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE