Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é a hipertrofia mamária?

O que é a hipertrofia mamária?

Crescimento excessivo das mamas, chamado de hipertrofia mamária, pode ter diversas causas e demandar intervenções cirúrgicas como a mamoplastia redutora. Saiba mais!

A hipertrofia mamária é uma condição relacionada ao crescimento excessivo e desproporcional das mamas que acomete mulheres a partir da adolescência, mas pode ser identificada também entre os homens com uma incidência baixa.

Uma vez que a hipertrofia mamária resulta em tamanho volumoso e desproporcional dos seios em relação ao biotipo da mulher, pode resultar em problemas físicos, sociais e emocionais relacionados ao comprometimento da autoestima.

A seguir, entenda o que é a hipertrofia mamária e também mais informações sobre o quadro, incluindo causas, sintomas e tratamentos.

Fale conosco para diminuir o tamanho dos seus seios

Falar com especialista!

Clincer

O que é a hipertrofia mamária?

A hipertrofia mamária é caracterizada pelo tamanho volumoso e desproporcionalmente grande das mamas em relação ao biotipo da paciente.

O crescimento excessivo da mama ocorre ainda na adolescência, sendo majoritariamente relacionado aos fatores hormonais do período.

A hipertrofia mamária feminina pode ser classificada em quatro graus que variam de acordo com o tamanho e peso dos seios. O grau mais avançado é chamado de gigantomastia, que é quando o peso excessivo das mamas resulta em posicionamento inadequado e inestético, além de possível assimetria entre os seios.

Quando há um crescimento excessivo da mama que é desproporcional ao corpo da paciente, pode ser indicado recorrer a procedimentos cirúrgicos, como a mamoplastia redutora, uma vez que o volume das mamas pode causar problemas na coluna, machucados e dificuldades de sociabilidade.

Outros fatores podem influenciar o crescimento excessivo da mama temporariamente, como a gestação, lactação, mastite e menstruação.

Quais são as causas da hipertrofia mamária?

As causas exatas da hipertrofia mamária, com aumento excessivo da glândula mamária, não são conhecidas, mas desenvolvem-se a partir da adolescência.

Estima-se que o quadro está relacionado às alterações hormonais comuns da adolescência, mas também que pode ter associação com fatores como diabetes, menopausa, gravidez, hereditariedade e a obesidade.

Quando associada diretamente ao ganho de peso da paciente, pode ser possível reverter o aumento excessivo das mamas com o emagrecimento.

Quais são os riscos da hipertrofia mamária?

O principal indicativo de hipertrofia mamária consiste no crescimento excessivo das mamas com clara incompatibilidade com a estrutura corporal. Clinicamente, o quadro tem sido associado a diferentes manifestações físicas e emocionais.

Fisicamente, o relato das pacientes incluem o desconforto estético devido ao tamanho desproporcional dos seios e também limitação de movimentos, dores na coluna cervical, lesões nos ombros e escoriações devido ao peso das mamas.

Os danos psicológicos também são significativos, incluindo problemas de sociabilização e maior tendência entre as pacientes acometidas por hipertrofia mamária de apresentar diminuição da autoestima e da vida sexual, depressão e ansiedade.

Tratamentos para o crescimento excessivo da mama

Quando a hipertrofia mamária é identificada precocemente, o controle nas oscilações de níveis dos hormônios sexuais pode ser eficaz para neutralizar o desenvolvimento das mamas, entretanto, essa abordagem é incomum.

Nos casos nos quais o desenvolvimento da mama está completo, muitas pacientes optam pelo uso do sutiã de apoio que é reforçado para minimizar os impactos do peso dos seios na estrutura física das pacientes.

Entretanto, o tratamento efetivo e definitivo para hipertrofia mamária é a mamoplastia redutora, que atende as necessidades físicas e emocionais das pacientes acometidas.

Agende uma consulta para tratar a hipertrofia mamária

Falar com especialista!

Clincer

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora consiste em uma cirurgia plástica com indicações estéticas e funcionais.

Por se tratar de uma cirurgia, a paciente deve ser submetida ao pré-operatório completo, incluindo a realização de todos os exames para verificar se a condição geral de saúde permite a realização do procedimento.

A mamoplastia redutora é realizada em ambiente hospitalar, sendo utilizada a anestesia local com sedação ou geral.

O cirurgião plástico faz a incisão cirúrgica pela qual faz a remoção do excesso de tecidos, como gordura, glândulas mamárias e pele. A incisão areolar é uma opção nos casos em que é necessário fazer o reposicionamento da aréola depois de corrigido o volume das mamas.

O pós-operatório da mamoplastia redutora inclui repouso, uso de sutiã pós-cirúrgico, medicação, sessões de drenagem linfática e cuidado com a incisão para melhor cicatrização.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica constatou que as pacientes com hipertrofia mamária submetidas à mamoplastia redutora apresentaram melhora significativa na qualidade de vida, considerando positivo o resultado cirúrgico e a estética das mamas no pós-operatório tardio.

A mamoplastia redutora é a abordagem majoritária para casos de hipertrofia mamária, sendo adequada tanto para pacientes com insatisfações estéticas como aquelas nas quais a condição gera incômodos físicos e psicológicos.

O ideal é que o diagnóstico e indicação cirúrgica sejam realizados por um cirurgião plástico, especialista mais apto a avaliar e orientar o caso.

Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta

Falar com especialista!

Clincer

Referências:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Clincer

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica