Fale conosco pelo WhatsApp Cuidados antes e depois da mamoplastia - Clínica Clincer
Cuidados antes e depois da mamoplastia
Respeitar os cuidados necessários antes e depois da mamoplastia garante um resultado mais satisfatório à paciente - Imagem: Shutterstock

Cuidados antes e depois da mamoplastia

Estar atendo aos cuidados antes e depois da mamoplastia é essencial para que o procedimento alcance os resultados esperados, evitando complicações

Segundo uma pesquisa elaborada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia para aumento de mama foi o procedimento estético mais realizado em 2018, correspondendo a 18,8% das cirurgias estéticas feitas no período. Na esteira dessa procura, uma das principais dúvidas que os pacientes interessados em modificar as mamas têm é sobre o antes e depois da mamoplastia.

Resumidamente, a mamoplastia consiste na harmonização dos seios, deixando-os mais proporcionais à estrutura corporal do paciente. Por ser um procedimento que interfere diretamente na autoestima do indivíduo, é comum que o ele queira descobrir o que acontece antes e depois da mamoplastia para ter certeza se o procedimento é o mais indicado no seu caso.

Saiba mais sobre o assunto com informações cedidas pelos cirurgiões plásticos da Clínica Clincer.

Mamoplastia antes e depois: o que acontece no pré e pós-operatório

O paciente que deseja fazer uma mamoplastia deve se consultar com um cirurgião plástico de confiança antes de decidir se este é o procedimento mais indicado para melhorar sua aparência. Isso porque o médico especialista em cirurgia plástica precisa entender quais são os motivos que levaram o indivíduo a cogitar o procedimento, quais são suas expectativas e como ele pode oferecer o resultado mais próximo possível do que o paciente deseja.

É importante ressaltar que a expectativa do paciente nem sempre é a mais adequada para obter a simetria e beleza almejada. Todo procedimento cirúrgico deve ser realizado conforme a estatura corporal do paciente, por esse motivo, somente uma consulta presencial com o cirurgião plástico pode revelar qual técnica cirúrgica é a mais recomendada.

Por exemplo: se o objetivo for aumentar as mamas, o mais indicado é fazer a mamoplastia de aumento com silicone; por outro lado, se o quadro necessitar a diminuição do volume dos seios é necessário fazer a mamoplastia redutora.

Na primeira etapa do antes e depois da mamoplastia também é importante realizar algumas análises laboratoriais. Dessa forma, o cirurgião plástico saberá qual é o estado de saúde do paciente e identificará possíveis situações que possam trazer riscos para o procedimento, agindo preventivamente e aumentando a segurança do indivíduo. Além disso, o paciente deverá tomar alguns cuidados antes de entrar no centro cirúrgico. Alguns deles são:

  • Estar em jejum por 9 horas;
  • Evitar lavar o cabelo no dia da cirurgia;
  • Levar roupas fáceis de vestir e com abertura na frente;
  • Não consumir bebidas alcoólicas no dia que antecede a cirurgia e após o procedimento.

Após a cirurgia de mama, o paciente deve ficar atento a todas as orientações do médico, uma vez que os cuidados pós-operatórios são cruciais para a obtenção de um resultado satisfatório. Geralmente, as principais medidas de que devem ser adotadas depois da  plástica das mamas são:

  • Não ficar sem sutiã durante 90 dias;
  • Evitar ao máximo a exposição solar;
  • Utilizar sutiã de sustentação por 30 dias;
  • Não utilizar hidratante no corte cirúrgico;
  • Dormir somente com a barriga para cima durante 90 dias;
  • Não carregar peso ou realizar atividades físicas por um mês;
  • Não levantar os braços acima da linha dos ombros durante 30 dias.

Após concluir as etapas do antes e depois da mamoplastia, o paciente deverá aguardar, ao menos, um mês para ver os resultados definitivos — vale a pena destacar que esse período pode variar dependendo de como o organismo do paciente reagirá ao processo de recuperação.

É fundamental aguardar a liberação médica para retirada dos pontos e para a retomada das atividades cotidianas, tais como a ida ao trabalho e a realização de exercícios físicos.

A recuperação da mamoplastia costuma ser um processo tranquilo, entretanto, em alguns casos pode ocorrer complicações. Os pacientes que notarem qualquer sinal de infecção — como febre ou vermelhidão — ou dores na região das mamas, com batimento cardíaco irregular, ou falta de ar, devem procurar o cirurgião plástico o mais rápido possível.

O processo de recuperação é acompanhado de perto pelo médico por meio das consultas de retorno. No geral, os retornos são semanais no início e com o tempo passam a ser realizados a cada três meses — cada médico define a periodicidade que achar mais adequada para oferecer ao paciente todo o suporte necessário durante o pós-operatório.

Após realizar todos os cuidados antes e depois da mamoplastia, o paciente pode obter um resultado mais harmonioso e proporcional à sua estatura corporal, conquistando mais autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. Caso queira saber mais sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica de Cirurgia Plástica – Clincer.

CTA de contato para blog

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

André Toshiaki | CRM: 124.314

Coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé) e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Fechar Menu