Saiba como a cirurgia é realizada e quando é indicada
As mudanças no formato dos seios podem ocorrer por diversos fatores, tais como: gravidez, amamentação, ganho ou perda de peso, causas genéticas e envelhecimento natural. Para corrigir essas alterações, um dos procedimentos estéticos mais indicados é o lifting de mama, conhecido também como mastopexia.
Este tipo de intervenção visa reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para assim proporcionar um novo volume formato e simetria às mamas.
O lifting de mama trata casos de ptose das mamas, que é quando elas ficam flácidas e perdem a nivelação. Existem três tipos básicos de ptose que podem ser corrigidos com o procedimento:
- Leve: quando a distância do mamilo a linha médio-umeral é 3 a 5 cm, o seio ainda não está muito flácido e possui pouca perda de sustentabilidade;
- Moderada: quando essa distância está entre 5 e 10 cm e o seio possui maior flacidez, o que leva a uma maior queda da mama;
- Acentuada: quando essa distância é maior que 10 cm, quando o seio tem bastante flacidez e fica com os mamilos totalmente direcionados para o chão.
A cirurgia de lifting de mama não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Quem deseja aumentar os seios deve considerar a mastopexia com prótese. Se o desejo é ter seios menores, recomenda-se a cirurgia de redução das mamas.
Como é a cirurgia de lifting de mama
A cirurgia de lifting de mama pode ser realizada com anestesia peridural e sedação ou anestesia geral. O cirurgião realiza incisões de modo que o excesso de pele seja retirado. Em alguns casos também é necessário retirar gordura e tecido glandular, ou reposicionar a aréola e diminuir seu tamanho. O procedimento pode ser feito por uma das seguintes técnicas:
- Periareolar: a incisão é feita na volta inteira da aréola da mama, proporcionando seu leve levantamento. É pouco invasiva e indicada para quem possui mamas não muito grandes e ptose de grau leve;
- Vertical: a incisão é maior, compreendendo toda a volta da aréola, finalizando com um corte para baixo. Como o corte é mais profundo, a técnica é mais invasiva. É recomendada para mulheres de seios grandes e ptose de moderada a acentuada, elevando grandemente os seios;
- Âncora: neste tipo de lifting de mama realiza-se uma grande incisão em formato de âncora, indo da parte superior do mamilo até as partes laterais e inferiores dele. Mesmo sendo bastante invasiva, a técnica é a única opção para pacientes com ptose acentuada nas mamas, pois com ela é possível elevar consideravelmente os seios.
Cuidados pré e pós-operatório do lifting de mama
Antes da realização do lifting de mama é necessário:
- Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Realizar uma mamografia de base antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no seu tecido mamário;
- Parar de fumar cerca de 30 dias antes do procedimento;
- Manter hábitos saudáveis de alimentação;
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicações naturais, pois elas podem aumentar o risco de sangramento.
Após a cirurgia:
- Utilize o sutiã cirúrgico pelo tempo indicado pelo cirurgião;
- Não fume;
- Não realize atividades físicas intensas com os braços;
- Não erga os braços acima da cabeça nas primeiras semanas;
- Não carregue peso;
- Não tome sol;
- Não dirija por cerca de um mês.
O resultado do lifting de mama aparece cerca de um ano após a cirurgia, mas é possível ver uma melhora no formato das mamas logo em seguida ao procedimento, o que contribui para o aumento da autoestima da mulher.
As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhoram significativamente ao longo do tempo. É importante lembrar que, com o envelhecimento, os seios continuam a mudar. Para que os resultados sejam mais duradouros, mantenha um estilo de vida saudável e o peso controlado.
O lifting de mama oferece excelentes resultados, deixando os seios mais firmes e eretos. Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são aspectos importantes para que os resultados sejam os mais satisfatórios.
Conheça também a cirurgia de mamoplastia.