Mini abdominoplastia é indicada para remoção de depósitos de pele e flacidez na região abaixo do umbigo. Recomendação deve ser feita por cirurgião plástico após avaliação do caso.
A mini abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para remoção de uma pequena quantidade de flacidez abdominal formada logo acima da pélvis, conhecida popularmente como “pochete”.
Esta é uma cirurgia plástica em que esse acúmulo de pele é removido, tratando-se de uma intervenção cirúrgica menos complexa do que uma abdominoplastia tradicional.
Índice
Quando a mini abdominoplastia é indicada?
A indicação da mini abdominoplastia deve ser feita por um cirurgião plástico após análise detalhada do paciente. Em geral, o procedimento é recomendado para alguns casos, como:
- Mulheres após cesárea que tem acúmulo de pele na região do baixo ventre;
- Pessoas com excesso de estrias incômodas na região abdominal;
- Pessoas após perda de peso ou efeito sanfona que resultou em acúmulo de flacidez.
Como a mini abdominoplastia remove apenas a flacidez abaixo do umbigo, ela não é indicada para pacientes incomodados com o excesso de pele em toda a região abdominal.
A principal diferença entre a mini abdominoplastia e o procedimento tradicional é a extensão e complexidade da intervenção cirúrgica, de forma que quando o incômodo é mais amplo pode ser necessária a realização de abdominoplastia normal.
Caso haja uma distensão muscular significativa, também pode ser preferível realizar a abdominoplastia tradicional — que vai incluir o umbigo e área supra abdominal no procedimento.
Para que o paciente esteja apto a realizar a mini abdominoplastia, além da avaliação e indicação do cirurgião plástico, são necessários exames médicos que confirmem o bom estado de saúde.
Como é realizada a mini abdominoplastia?
Por se tratar de um procedimento menos extenso do que a versão tradicional da cirurgia, na mini abdominoplastia a incisão cirúrgica é realizada apenas com um corte horizontal na região do baixo ventre.
Na tradicional, com flacidez acima do umbigo, é realizada uma incisão em T invertido, inclusive com a realocação do umbigo, que é contornado quando necessário.
Com a incisão aberta, o excesso de pele é removido e é feita a sutura dos músculos reto-abdominais para dar firmeza e estabilidade aos tecidos realocados, evitando a flacidez e a distensão dessa musculatura.
Em seguida, a incisão é fechada em camadas garantindo uma cicatrização mais rápida e satisfatória.
Em muitos casos, a mini abdominoplastia é associada à lipoaspiração, quando o incômodo com o excesso de flacidez soma-se à gordura localizada. Um aspecto importante é que a abdominoplastia não remove depósitos de gordura, devendo nesses casos ser associada à lipoaspiração.
Nesses casos a lipoaspiração é concomitante, sendo realizadas pequenas incisões para soltar as células adiposas dos tecidos adjacentes e aspirá-las. Tal opção aumenta a complexidade e duração da cirurgia plástica, mas não apresenta desafios adicionais no pré e pós-operatórios.
Como é a recuperação e os resultados da cirurgia plástica?
A internação para realização da mini abdominoplastia costuma durar cerca de 12 horas. Em seguida, o paciente recebe alta hospitalar, mas deve manter os cuidados em casa, incluindo:
- Fazer repouso por cerca de 7 dias retomando a rotina mais leve apenas depois desse prazo;
- Ter uma alimentação balanceada e rica em fibras, evitando constipação que pode prejudicar a cicatrização e causar desconfortos;
- Usar a cinta pós-operatória constantemente, removendo-a apenas para tomar banho;
- Iniciar as sessões drenagem linfática quando indicado pelo cirurgião plástico, o que reduz efeitos colaterais como seroma, inchaço e hematomas;
- Retomar atividades mais pesadas após 14 dias, mas evitar esforço demasiado;
- Voltar a fazer exercícios físicos apenas com a liberação médica, o que pode demorar entre 30 e 90 dias dependendo da atividade;
- Evitar a exposição solar na região por, pelo menos, 30 dias;
- Tomar apenas a medicação prescrita pelo médico que pode incluir anti-inflamatório, antibiótico e analgésicos.
Com a boa recuperação da mini abdominoplastia, o paciente poderá ver os resultados da cirurgia plástica já no primeiro mês. Eles incluem um abdômen mais reto e sem flacidez abaixo do umbigo e uma discreta cicatriz na região pélvica.
Fontes: