Fale conosco pelo WhatsApp O que é rinoplastia? - Clínica Clincer
O que é rinoplastia?
Imagem: Shutterstock

O que é rinoplastia?

Muitas pessoas sentem insatisfação com a estética facial sem entender o que exatamente interfere para que a face seja mais harmônica. Por ser um dos procedimentos estéticos mais realizados no País, muitas pessoas se questionam o que é rinoplastia e como ela pode ajudar.

Entender o que é rinoplastia não é difícil, mas é fundamental que a explicação seja baseada no conhecimento de médicos confiáveis, pois não é incomum que haja mais expectativas do paciente do que o procedimento cirúrgico é capaz de atender. Entenda melhor a seguir!

Rinoplastia: Entenda o procedimento

Inicialmente, vamos entender o que é rinoplastia. Trata-se, resumidamente, da cirurgia plástica do nariz, visando fazer correções estéticas no que se refere ao tamanho, formato, projeção nasal, entre outras demandas.

Destaca-se, no entanto, que apesar das diversas possibilidades estéticas do procedimento, o cirurgião plástico responsável sempre avaliará quais alterações são mais apropriadas de acordo com as características faciais do paciente, mantendo sua identidade.

Uma dúvida comum que motiva a pesquisa sobre o que é rinoplastia é o anseio sobre correções funcionais do nariz. Apesar de a rinoplastia em si ser de cunho estético, ela pode ser associada à septoplastia para que a mudança estética seja feita em conjunto com a correção do desvio de septo. Nesse caso, o procedimento é chamado de rinosseptoplastia.

Como é o pré-operatório da rinoplastia?

Assim como outras cirurgias plásticas, a rinoplastia depende de um pré-operatório detalhado para garantir a segurança da intervenção cirúrgica.

Inicialmente, é essencial que o paciente escolha um cirurgião plástico de confiança e com experiência em cirurgias do nariz, pois se trata de uma área sensível e complexa que demanda amplo conhecimento teórico e prático.

Além disso, no pré-operatório o especialista deverá esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, incluindo o que é rinoplastia, cuidados prévios, recuperação e resultados possíveis.

Durante o pré-operatório são realizados exames completos para conhecer o estado de saúde do paciente, verificando se ele está apto a uma intervenção cirúrgica.

Outro aspecto é que, considerando as insatisfações com a estética nasal e facial e as expectativas existentes, o cirurgião plástico avaliará quais alterações estéticas são recomendadas visando preservar as características individuais e harmonia facial. Isso faz com que cada rinoplastia seja única.

Por fim, já com a cirurgia confirmada, o cirurgião fará recomendações específicas como interromper o uso de anticoagulantes, o uso de tabaco e bebidas alcoólicas, fazer o jejum necessário, entre outros cuidados do pré-cirúrgico.

Como é realizado o procedimento cirúrgico?

A forma como a rinoplastia será executada depende das alterações que serão realizadas e também das preferências cirúrgicas do especialista. Duas condutas usuais incluem:

  • Rinoplastia fechada: procedimento no qual não é realizada nenhuma incisão externa, no entanto, essa escolha limita a visibilidade das estruturas internas viabilizando apenas alterações menores;
  • Rinoplastia aberta: técnica na qual o médico faz uma incisão externa que, apesar de discreta, resulta em uma cicatriz aparente. Nesse tipo de procedimento a maior visibilidade amplia as possibilidades de alterações estéticas.

A conduta adotada depende muito do tipo de alteração que será feita. Por exemplo, a redução da giba nasal pode demandar uma fratura e redução do osso nasal, o que provoca um hematoma cirúrgico maior.

Caso a insatisfação do paciente seja por um nariz pequeno e sem projeção pode ser usada uma prótese ou mesmo gordura autógena para aumentar o volume do nariz.

Cuidados na recuperação da cirurgia plástica do nariz?

Ao entender o que é rinoplastia, o paciente será informado que se trata de uma técnica cirúrgica invasiva, o que provoca um hematoma no local e demanda maior atenção durante a recuperação. Entre as recomendações médicas incluem-se:

  • Fazer a correta higienização das narinas;
  • Não se expor ao sol para evitar o surgimento de manchas;
  • Repousar e dormir com a cabeça mais elevada que o tronco para evitar sangramentos;
  • Não usar óculos por, ao menos, 15 dias;
  • Evitar atividades físicas, especialmente de impacto, por cerca de 3 meses;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo especialista.

Com esses cuidados e uma evolução adequada da recuperação os hematomas vão amenizar em cerca de 15 dias e com 30 dias será possível observar cerca de 95% do resultado final que deve estar completo até um ano após o procedimento.

Portanto, é essencial escolher um cirurgião plástico de confiança e entender o que é rinoplastia antes de optar pela cirurgia.

CTA de contato para blog

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica Clincer.

André Toshiaki | CRM: 124.314

Coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé) e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Fechar Menu