Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento?

imagem ilustrativa

Ambos os procedimentos são realizados nas mamas, mas seus objetivos e formas de realização são bem diferentes entre si

Por serem dois procedimentos cirúrgicos que visam modificar o aspecto das mamas, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito da diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento. Apesar de este ser um questionamento comum, as duas intervenções são bastante diferentes entre si.

Entender a diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento é o primeiro passo para que o paciente saiba qual dessas intervenções é a mais adequada para alcançar seus objetivos estéticos e eliminar suas insatisfações em relação aos seios.

Hoje, abordaremos os pontos listados abaixo.

  • O que é mamoplastia (e seus tipos);
  • Cuidados no pré e pós-operatório da mamoplastia e da mastopexia;
  • Como saber qual a cirurgia ideal para seu caso?

Entenda melhor, a seguir:

O que é mamoplastia?

Mamoplastia é um termo genérico que diz respeito a todas as cirurgias plásticas que alteram ou corrigem o formato dos seios, permitindo que eles se tornem mais proporcionais entre si e em relação ao restante do corpo. Para entender a diferença entre a mastopexia e mamoplastia de aumento, é preciso primeiro saber que ambas são tipos de mamoplastia, cada qual com um objetivo diferente.

O que é mamoplastia de aumento?

Como o nome indica, a mamoplastia de aumento é uma intervenção cirúrgica que visa aumentar os seios da paciente. Para isso, são utilizados implantes de silicone que conferem firmeza e volume às mamas. A cirurgia é indicada principalmente para mulheres que se sentem incomodadas com o tamanho diminuto dos seios ou que possuem mamas que perderam volume devido à amamentação ou perda de peso.

O que é a mastopexia?

A mastopexia, por sua vez, é uma cirurgia destinada à correção da flacidez das mamas, sem necessariamente aumentar o volume. Esta cirurgia pode utilizar prótese de silicone, mas com o intuito de devolver rigidez e melhorar o formato dos seios, não necessariamente aumentando seu volume.

A principal diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento, portanto, está no objetivo principal do procedimento.

Outros tipos de mamoplastia

Além da mastopexia e mamoplastia de aumento, existem as chamadas mamoplastia redutora e mamoplastia reconstrutiva. O primeiro tipo diz respeito à intervenção realizada com o intuito de reduzir o volume e o peso dos seios, corrigindo problemas de coluna, principalmente. A intervenção reconstrutora é indicada para mulheres que precisaram remover os seios por conta de tumores e outras doenças.

Cuidados no pré e pós-operatório da mamoplastia e da mastopexia

Não há muita diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento quando o assunto são os cuidados pré-operatórios. Em ambas as cirurgias, o médico deverá solicitar exames laboratoriais, ajustar o uso de medicamentos e recomendar que o paciente evite alguns hábitos (como fumar, por exemplo). Por se tratar de uma cirurgia de mama, também é solicitada uma mamografia.

Uma significativa diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento é o tempo de duração de cada uma dessas operações: em geral, a mastopexia dura cerca de 2 a 3 horas, enquanto a mamoplastia de aumento é mais rápida, demorando entre 45 minutos e 1 hora para ser realizada.

Os cuidados pós-cirúrgicos também são muito semelhantes entre si, mas a tendência é que a paciente submetida à mamoplastia de aumento consiga observar os resultados da cirurgia imediatamente, enquanto a mastopexia vai se ajustando conforme a recuperação, até que o resultado seja mais agradável.

Como saber qual a cirurgia ideal para seu caso?

Mesmo entendendo todos os detalhes a respeito da diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento, pode acontecer de a paciente ainda ficar com dúvidas sobre o procedimento mais adequado para seus objetivos. Isso é comum porque as insatisfações estéticas em relação ao tamanho e flacidez das mamas acabam combinando entre si.

O ideal é sempre consultar um cirurgião plástico com experiência em cirurgias de mama para entender melhor a diferença entre mastopexia e mamoplastia de aumento, identificando a melhor metodologia para cada caso.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122