Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia: cuidados antes e depois

imagem ilustrativa

A atenção aos preparativos antes da cirurgia e seguir as recomendações após o procedimento são cuidados fundamentais para o sucesso da intervenção

Os cuidados antes e depois da rinoplastia são essenciais para que o paciente se recupere adequadamente do procedimento, além de garantir que a cirurgia plástica de nariz alcance os resultados esperados. Uma vez que este tipo de procedimento pode atender a diferentes demandas estéticas e funcionais, essas orientações podem ser diferentes para cada caso.

É papel do cirurgião plástico orientar o paciente em relação aos cuidados que devem ser tomados antes e depois da rinoplastia, ao passo que cabe ao paciente seguir corretamente essas recomendações para que o procedimento seja bem-sucedido.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, que pode ser feita com o intuito de corrigir insatisfações estéticas ou promover correções funcionais. Dependendo da necessidade, ela pode ser associada a outros procedimentos para garantir um melhor resultado ao paciente. É o caso, por exemplo, da rinoplastia com septoplastia.

No que diz respeito às possibilidades estéticas, a rinoplastia permite alterar tamanho, formato, projeção nasal e outras características do nariz do paciente. O cirurgião plástico responsável pelo procedimento deverá avaliar se as alterações solicitadas pelo paciente são apropriadas para suas características faciais, de modo a preservar sua identidade.

Antes e depois da rinoplastia: quais são os cuidados pré-operatórios?

Os cuidados antes e depois da rinoplastia dizem respeito às recomendações pré e pós-operatórias do procedimento, que serão essenciais para o sucesso da cirurgia de nariz e total recuperação do paciente. O pré-operatório tem início logo que o paciente decide pela intervenção e escolhe o cirurgião plástico que será responsável pelo procedimento.

O período pré-operatório da cirurgia de nariz envolve a realização de exames para conhecer o estado de saúde do paciente, confirmando que ele está realmente apto a se submeter a uma intervenção cirúrgica. Antes da rinoplastia, é importante, também, que o paciente converse bastante com o cirurgião em relação às suas expectativas para o procedimento.

Todas as dúvidas devem ser esclarecidas nesta etapa preparatória, sendo essencial, também, que todos os detalhes a respeito da recuperação cirúrgica e dos resultados a serem alcançados sejam alinhados. Dessa forma, os cuidados antes e depois da rinoplastia se complementam, evitando frustrações após a intervenção.

Cuidados pós-operatórios

Quando o período pré-operatório foi realizado com cuidado e atenção, as chances de que o antes e depois da rinoplastia gerem frustração são minimizadas. Isso acontece porque o paciente terá muita clareza em relação aos detalhes do procedimento, e os exames prévios permitirão a redução dos riscos após o procedimento.

Os principais cuidados recomendados ao longo do período pós-operatório são:

  • Higienizar corretamente as narinas;
  • Não expor a área operada ao sol;
  • Evitar atividades físicas, especialmente as de impacto, por cerca de 3 meses;
  • Repousar e dormir com a cabeça mais elevada que o tronco;
  • Não usar óculos por, pelo menos, 15 dias;
  • Fazer compressas frias nos primeiros dias, sem pressionar a região operada;
  • Tomar todas as medicações prescritas pelo médico.

Como é realizada a rinoplastia?

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas na rinoplastia, e a maneira como a cirurgia será executada depende diretamente das alterações que serão realizadas. De modo geral, existem duas condutas para a cirurgia de nariz: rinoplastia aberta, em que o cirurgião faz uma incisão externa, e rinoplastia fechada (nenhuma incisão externa é realizada, mas há uma limitação de visibilidade para o cirurgião).

A conduta adotada influenciará no antes e depois da rinoplastia, bem como as características individuais de cada paciente e o tipo de alteração que está sendo realizado. O procedimento é sempre individualizado, devendo respeitar as particularidades do paciente.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122