Fale conosco pelo WhatsApp

Sutiã após Prótese de Silicone: Qual é o ideal?

sutiã e protese de silicone em cima de mesa preta

Escolha do sutiã após prótese de silicone é fundamental, pois o acessório influencia na evolução da recuperação, segurança do pós-operatório e resultados estéticos

A escolha do sutiã após prótese de silicone gera muitas dúvidas nas pacientes que vão fazer a mamoplastia de aumento, uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e no mundo.

Nesse momento, a orientação do cirurgião plástico responsável pelo procedimento é fundamental para uma escolha adequado do sutiã após prótese de silicone. A seguir, entenda melhor os pontos principais sobre o tema para conversar com seu médico de confiança.

Qual a importância do uso de sutiã após prótese de silicone?

O sutiã após prótese de silicone desempenha diferentes funções no pós-operatório da mamoplastia de aumento, sendo um dos cuidados essenciais para melhores resultados estéticos e redução das chances de complicações. Entre os motivos, incluem-se:

  • Promove sustentação reforçada às mamas recém-operadas, evitando quadros de flacidez e caimento indesejado dos seios;
  • Oferece sustentação aos músculos para que eles se adaptem à nova estrutura dos seios;
  • Garante estabilidade às suturas, mantendo-as fixas e evitando que cedam conforme haja movimentos no dia a dia;
  • Contribui na evolução da cicatrização ao promover mais estabilidade às incisões cirúrgicas;
  • Reduz as chances de cicatrizes inestéticas, como a queloide e outras formas de cicatrização indesejada;
  • Contribui na redução do edema (inchaço) devido à compressão da região operada;
  • Previne o deslocamento da prótese de silicone e contribui na modelação das mamas;
  • Reduz as dores e desconfortos pós-operatórios;
  • Previne a ocorrência de seroma, que é um líquido que se forma embaixo da pele, e sangramentos.

Portanto, a compressão e estabilidade promovidas pelo sutiã após prótese de silicone é muito importante para que a prótese fique no local adequado durante o pós-operatório, garantindo mais segurança, reduzindo complicações e garantindo resultados estéticos mais satisfatórios.

Como escolher o sutiã após prótese de silicone?

Diferentes fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o sutiã após prótese de silicone para garantir os resultados almejados. São eles:

  • Sutiã sem aros para evitar machucar o local operado ou causar o deslocamento da prótese devido à pressão indevida;
  • Tecido transpirável para garantir a absorção do suor, evitando irritações e alergias na pele e deixando o local da cirurgia seco;
  • Abertura frontal para facilitar a colocação e retirada uma vez que no pós-operatório da mamoplastia a paciente não pode fazer movimentos amplos com os braços;
  • Ajuste da alça na frente para que o sutiã assente melhor e possa ser ajustado com facilidade pela paciente;
  • Modelo sem costura ou com pouca costura para promover sustentação sem machucar a região operada.

Após a mamoplastia de aumento, a paciente deverá usar o sutiã cirúrgico quase que continuamente, inclusive para dormir, removendo-o apenas para tomar banho.

O período de uso é de, ao menos, um mês, mas pode estender-se por até dois meses, conforme orientação do cirurgião plástico responsável.

Esse uso contínuo do sutiã após prótese de silicone demanda a escolha de um produto de boa qualidade, uma vez que interfere diretamente na recuperação e resultados.

Apesar dessas recomendações, a escolha do sutiã dependerá diretamente das particularidades do caso, uma vez que essas características são desejáveis, mas outros fatores influenciam a decisão, como:

  • Volume da prótese mamária usada na mamoplastia;
  • Idade da paciente;
  • Estrutura das mamas antes da cirurgia plástica;
  • Tendência à flacidez no pós-operatório.

O sutiã após prótese de silicone é necessário em todos os procedimentos, mas uma paciente com seios pequenos e sem flacidez apresentará necessidades específicas e distintas de uma paciente que associou a prótese com a mastopexia, por exemplo.

Dessa forma, é fundamental seguir as recomendações do cirurgião plástico, selecionando o sutiã após prótese de silicone que melhor atende as particularidades do caso.

Além disso, é determinante para os resultados estéticos da mamoplastia e segurança da paciente que as recomendações pós-operatórias sejam cumpridas corretamente. Saiba mais sobre a mamoplastia de aumento conversando com os profissionais da Clínica Clincer!

Fontes:

Sanar Saúde;

Clínica Clincer.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE