Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de incisão na mamoplastia

imagem ilustrativa

A incisão na mamoplastia resulta em cicatrizes bastante discretas e que podem ser escondidas pelas roupas íntimas e de banho

As cirurgias de mama estão entre os procedimentos estéticos mais procurados pelas mulheres, que encontram no aumento ou redução dos seios uma forma de melhorar sua autoestima e bem-estar. Uma preocupação muito comum entre as pacientes diz respeito à incisão na mamoplastia, especialmente porque o desejo é que o procedimento deixe uma cicatriz discreta e imperceptível.

Existem diferentes tipos possíveis de incisão na mamoplastia, sendo que cada uma delas é mais indicada para situações específicas. A escolha pela metodologia mais adequada vai depender do tipo de cirurgia que está sendo realizada e das características da paciente. Entenda melhor a seguir:

Qual a importância da incisão na mamoplastia?

A incisão na mamoplastia, assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, permite que o cirurgião tenha acesso à região que está sendo operada. As características do corte variam conforme a anatomia de cada paciente e as necessidades da cirurgia em si.

No caso da mamoplastia de aumento, a incisão permite que o especialista instale a prótese de silicone que será responsável pelo volume mamário desejado pela paciente. Para a realização da mastopexia e da mamoplastia redutora, é necessário fazer uma incisão para que o cirurgião retire os tecidos e pele que estão em excesso. É justamente a realização da incisão, portanto, que permite a execução da cirurgia.

Tipos de incisão na mamoplastia

Existem 3 possibilidades principais de incisão na mamoplastia:

Incisão inframamária

O corte é feito na região abaixo dos seios, onde a pele da mama se liga à área do tórax. Esta incisão resulta em uma cicatriz bastante discreta, localizada em uma dobra natural de pele.

Incisão periareolar

Esta incisão é feita na área inferior à aréola, no local de transição entre o tecido areolar e a pele do seio. Este tipo de corte não pode ser utilizado em mamoplastias de aumento que utilizam próteses de grande volume.

Incisão transaxilar

O corte é realizado na dobra natural da axila, não deixando nenhuma cicatriz na região das mamas. Esta incisão na mamoplastia tem como desvantagem a impossibilidade de utilizar próteses de grande volume.

O paciente pode escolher o tipo de incisão na mamoplastia?

Embora a vontade da paciente certamente deva ser levada em conta, o ideal é que a escolha pelo tipo de incisão na mamoplastia seja feita em conjunto com o cirurgião plástico. O profissional poderá apontar as vantagens e desvantagens de cada corte, indicando também quais são as opções mais vantajosas para cada caso.

É necessário lembrar que a mamoplastia é uma intervenção majoritariamente estética e, portanto, o objetivo é sempre promover o melhor resultado possível em termos de aparência. Isso significa que a decisão pela melhor incisão na mamoplastia sempre será feita com o objetivo de garantir que a paciente se sinta satisfeita e confortável com a cicatriz do procedimento.

Cuidados após a mamoplastia

A atenção pós-operatória faz muita diferença na cicatrização da incisão na mamoplastia e no resultado da cirurgia. Por isso, é fundamental que a paciente sempre siga todas as recomendações passadas pelo cirurgião plástico, de modo a minimizar a possibilidade de infecções e outras intercorrências que podem prejudicar a aparência da cicatriz.

Os principais cuidados envolvem utilizar sutiã cirúrgico, removendo-o apenas para tomar banho, além de higienizar corretamente a área operada, tomar todos os medicamentos prescritos e evitar expor a incisão ao sol. Também é necessário que a paciente evite movimentos bruscos nos primeiros dias após o tratamento, faça repouso e se afaste de atividades físicas por algumas semanas.

Todas essas orientações são passadas pelo cirurgião no momento da alta hospitalar e ao longo do processo pós-operatório.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122