Fale conosco pelo WhatsApp

Veja para quem é indicada a rinoplastia

imagem ilustrativa

Cirurgia plástica de nariz pode ser indicada para corrigir insatisfações estéticas, alterações funcionais ou para tratar deformidades específicas

A cirurgia de nariz é uma intervenção que permite a correção de diversas insatisfações estéticas do paciente, podendo até mesmo solucionar algumas questões funcionais. Isso não significa, porém, que qualquer pessoa insatisfeita com o próprio nariz pode se submeter ao procedimento.

Se você está se questionando para quem é indicada a rinoplastia, é necessário primeiro entender que todos os tratamentos médicos devem ser individualizados de acordo com as necessidades do paciente. No caso da cirurgia plástica de nariz, é necessário ainda que o paciente tenha uma expectativa realista em relação ao procedimento, já que o resultado deve sempre estar de acordo com suas características faciais.

Entenda para quem é indicada a rinoplastia

De maneira geral, qualquer pessoa insatisfeita com sua estética nasal é uma potencialmente candidata à cirurgia plástica de nariz. A intervenção também é recomendada para pessoas que sofrem com problemas respiratórios como desvio de septo. Neste último caso, a rinoplastia pode ser combinada com outras intervenções no nariz, como septoplastia.

Para quem deseja entender para quem é indicada a rinoplastia, entretanto, também é preciso entender que a intervenção possui contraindicações como:

  • Idade inferior a 17 anos, quando as estruturas ósseas ainda então em formação;
  • Condições de saúde frágeis ou com instabilidade, podendo prejudicar a recuperação pós-operatória;
  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Pacientes com doenças que comprometem a coagulação sanguínea.

Tipos de indicação para a cirurgia plástica de nariz

Existem 3 perfis de pacientes para quem é indicada a rinoplastia: indivíduos com questões estéticas relacionadas ao nariz, pessoas com alterações funcionais no órgão e pacientes que tiveram o nariz modificado por algum trauma ou doença. Entenda os principais tipos de indicação para cirurgia plástica de nariz:

Rinoplastia com indicação estética

A indicação estética está relacionada a correção de insatisfações sobre a aparência do nariz. Nestes casos, a rinoplastia corrige desarmonias faciais por meio da alteração no tamanho, formato e proporção do nariz.

Rinoplastia com indicação funcional

O desvio de septo é uma alteração descrita como deslocamento lateral da parede entre as narinas, uma condição que pode favorecer o desenvolvimento de sinusites, redução do olfato, perda da qualidade do sono e baixo desempenho esportivo. Essas questões colocam o paciente entre aqueles para quem é indicada a rinoplastia funcional.

Rinoplastia com indicação reparadora

Câncer, deformidades congênitas e traumas mecânicos podem fazer com que o nariz seja modificado tanto em sua aparência como em funcionalidade. Nesses casos, pode ser indicada uma rinoplastia reparadora.

Como saber se a rinoplastia é indicada para você?

Se você está se questionando para quem a rinoplastia é indicada, o ideal é conversar com um cirurgião plástico com conhecimento e experiência em cirurgias plásticas de nariz. Este profissional poderá avaliar sua harmonia facial e identificar se este tipo de intervenção realmente poderá trazer benefícios para suas questões estéticas e funcionais.

Além de permitir que você entenda para quem a rinoplastia é indicada, conversar com um cirurgião plástico de confiança permite que as expectativas em relação ao procedimento sejam alinhadas. Isso porque muitas pessoas procuram a rinoplastia com a intenção de conquistar o nariz igual ao de outra pessoa, o que não será possível já que o resultado é sempre individualizado.

Antes de decidir por se submeter a uma cirurgia plástica de nariz, portanto, é preciso que o paciente entenda não apenas para quem a rinoplastia é indicada, mas os resultados que podem ser alcançados a partir do procedimento. Este tipo de intervenção jamais pode ser feito com o intuito de copiar um determinado nariz, e deve sempre prezar pelas características faciais do paciente, sem descaracterizá-las.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue: (11) 3062-6122