Fale conosco pelo WhatsApp Abdominoplastia: o que é, antes e depois, cicatrizes- Clínica Clincer

A abdominoplastia é um procedimento responsável por remover o excesso de flacidez e tratar a musculatura da região do abdômen, proporcionando um contorno mais definido e tonificado.

Marcações no corpo da paciente antes da abdominoplastia Imagem: Shutterstock

Uma vez que a aparência do abdômen é uma das maiores preocupações estéticas dos brasileiros, impactando diretamente em sua autoestima, esta cirurgia plástica figura entre as mais realizadas no País. Existem três componentes presentes no abdômen “chapado”: pele, gordura e músculo. Dependendo do caso, deve-se tratar os 3 componentes.

De acordo com o último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a abdominoplastia está entre os procedimentos mais procurados tanto por homens como mulheres. Embora seja consideravelmente popular, muitos pacientes ainda podem ter dúvidas sobre o pré e pós-operatório desta cirurgia.

Visando elucidar essas questões, os cirurgiões da Clínica de Cirurgia Plástica – Clincer prepararam este texto sobre as principais curiosidades que podem surgir. Confira:

Preparando-se para a cirurgia

No pré-operatório da abdominoplastia, o paciente deve realizar exames de laboratório para que seja feito um check-up médico, avaliando as condições de saúde e verificando se o indivíduo está apto para o procedimento.

Na consulta, o paciente também passará por uma avaliação médica. Essas etapas são fundamentais para verificar seu estado de saúde e prevenir quaisquer intercorrências que possam ocorrer durante a cirurgia, garantindo a segurança e integridade física do paciente.

Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?

Durante o procedimento cirúrgico, o paciente é submetido à anestesia, que pode ser feita de duas maneiras:

  • Peridural / raquianestesia + sedação intravenosa;
  • Anestesia geral.

A escolha pela anestesia mais adequada é responsabilidade médico anestesiologista. Com o paciente anestesiado, será realizada a incisão mais oportuna para o tratamento da flacidez do paciente — que poderá ser horizontal, em âncora (também chamada de flor-de-lis) ou circular. O tamanho e a forma da incisão podem variar de acordo com as necessidades e características do paciente.

A partir desta incisão, os músculos abdominais que estão afastados são então suturados, enquanto o excesso de pele responsável pela flacidez é removido.

Ainda pode ser necessário realizar mais uma incisão em torno do umbigo, para a remoção do excesso de pele da parte superior do abdômen. As incisões normalmente são fechadas por meio de suturas.

Quanto tempo dura a cirurgia?

De maneira geral, a abdominoplastia leva em torno de duas a três horas para ser feita.

Pós-operatório da abdominoplastia

O paciente deve se atentar aos cuidados prescritos pelo cirurgião, passando pelo período de recuperação de maneira segura e satisfatória. Pode ser necessário o uso de cintas ou bandagens, que devem ser utilizadas sempre respeitando a orientação médica.

Durante as primeiras 48 horas posteriores ao procedimento, o paciente pode sentir incômodo ou até mesmo dor, desconfortos que podem ser minimizados por meio de medicamentos. É importante que, neste período, o paciente permaneça em repouso, deitado e de barriga para cima.

Nos 14 primeiros dias, o paciente deve caminhar “encurvado” e com cuidado. O retorno as atividades cotidianas variam caso tenha sido corrigido algum tipo de hérnia.

A orientação médica para o repouso pode variar de acordo com as particularidades de cada paciente. Portanto, sinta-se à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o pós-operatório com os especialistas da Clínica Clincer.

Qual o tempo de recuperação de uma abdominoplastia?

O processo de recuperação do procedimento para atividades cotidianas leva cerca de 21 dias, caso não haja nenhuma complicação durante este período.

O resultado pode ser visto após cerca de 2 meses, pois o paciente ainda pode apresentar inchaço em decorrência do procedimento, que irá desaparecer gradativamente. Entretanto, ainda pode ser necessário mais tempo para que o indivíduo se recupere completamente.

Estima-se que o resultado definitivo poderá ser visto após seis meses.

Como fica a cicatriz de uma abdominoplastia?

Uma das maiores dúvidas em procedimentos cirúrgicos é sobre a aparência das cicatrizes.

O paciente deve ter conhecimento que cicatrizes são inevitáveis em qualquer cirurgia, por mais discretas que elas fiquem. No caso da abdominoplastia, a cicatriz fica localizada dentro da “lingerie”, podendo ser facilmente escondida sob as roupas de banho.

No primeiro mês, a cicatriz pode ser um tanto visível. Porém, ao longo do tempo, em um prazo igual ou superior a 12 meses, acontece o processo natural de cicatrização, amenizando os vestígios da cicatriz. Atualmente, existem muitos dermocosméticos que podem auxiliar na aparência das cicatrizes.

Portanto, não se preocupe com este aspecto: os cirurgiões da Clínica Clincer realizam a cirurgia para que você reconquiste a sua confiança e autoestima!

É possível perder peso com a abdominoplastia?

Embora possa ser muito tentador recorrer a uma cirurgia de abdômen para perder peso, este não é o propósito do procedimento.

É importante que os homens e mulheres que desejam recorrer à abdominoplastia tenham conhecimento de que este é um procedimento que visa apenas a remoção de flacidez e correção da diástase do músculo reto abdominal. Em geral, a cirurgia remove o tecido adiposo que não foi eliminado por meio da adoção de uma alimentação saudável acompanhada da prática regular de exercícios físicos.

A manutenção de hábitos saudáveis também é responsável por prolongar os resultados obtidos por meio da abdominoplastia. Caso deseje saber mais sobre o assunto e obter os benefícios desta cirurgia, entre em contato com o atendimento da Clínica Clincer e marque uma consulta com um de nossos especialistas!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Fechar Menu