Fale conosco pelo WhatsAppFale conosco pelo WhatsApp Lipoaspiração: O que é e Como é Feita? - Clínica Clincer

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para tratar o acúmulo de gordura em áreas específicas do organismo, ajudando a melhorar a definição e os contornos do corpo. Este não é um procedimento estético que promove o emagrecimento, sendo indicado para a remoção daquelas gorduras localizadas que resistem mesmo à dieta equilibrada e prática de exercícios físicos.

Corpo com marcações antes da lipoaspiração Imagem: Shutterstock

Também chamada de lipoescultura, a lipoaspiração pode retirar excesso de tecido adiposo de áreas como barriga, coxas, costas, braços, costas ou qualquer outra região do corpo que apresente depósitos de gordura localizada. A cirurgia pode ser recomendada tanto para homens como para mulheres, podendo ser realizada isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos estéticos — como facelift ou abdominoplastia, por exemplo.

O que é a cirurgia de lipoaspiração?

Destaque entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros, a lipoaspiração é uma intervenção estética que visa a remoção de tecido gorduroso localizado em regiões específicas do corpo. Como foi explicado, esta não é uma cirurgia indicada para o tratamento da obesidade e não substitui a prática regular de exercícios físicos e adoção de hábitos alimentares adequados.

A presença de depósitos de gordura em pacientes com boa saúde e peso corporal controlado pode estar associada a diversos fatores, que incluem, principalmente, herança genética e hábitos de vida. A cirurgia é recomendada para pacientes que desejam definir o contorno corporal após um processo de emagrecimento, ou para eliminar incômodos estéticos decorrentes do envelhecimento natural do organismo.

Quando a lipoaspiração é indicada?

Pacientes considerados candidatos ideais para a lipoaspiração são adultos saudáveis e que estejam, no máximo, 30% acima de seu peso ideal. Eles também devem apresentar pele firme e bom tônus muscular, além de uma expectativa realista em relação aos resultados que podem ser atingidos a partir do procedimento.

Pessoas com sobrepeso devem conversar detalhadamente com o cirurgião plástico, de modo a identificar se esta é mesmo a melhor solução para atender às suas demandas estéticas. É importante lembrar que o procedimento de lipoaspiração não é o primeiro recurso indicado para a perda de gordura, sendo recomendado para casos em que a dieta e prática de exercícios já não são capazes de eliminar o tecido adiposo restante.

Como é feita a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que deve ser realizada em ambiente hospitalar controlado, e com o paciente devidamente anestesiado. A escolha pelo método anestésico mais adequado é feita em conjunto com um médico anestesiologista, e pode variar de acordo com cada caso e características do paciente.

Para a execução da cirurgia, são realizadas pequenas incisões na região, por onde é administrada uma solução líquida estéril que ajuda a reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, é inserida uma cânula que ajuda a soltar o excesso de gordura com ajuda de um movimento controlado de vaivém. A gordura deslocada é, em seguida, aspirada para fora do corpo com auxílio de um aspirador cirúrgico ou seringa.

A duração total da cirurgia depende da área em que o procedimento será realizado e da quantidade de gordura a ser aspirada. Os resultados da lipoaspiração podem ser observados quase imediatamente após a cirurgia, uma vez que o paciente fica com o corpo mais delineado e perde um pouco de peso por conta da remoção do tecido de gordura.

Após cerca de um mês, quando o inchaço da cirurgia já diminuiu um pouco, seus efeitos ficam mais evidenciados. O resultado efetivo pode ser visto após 6 meses, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.

Cuidados pré e pós-operatórios

O pré-operatório da lipoaspiração é semelhante ao que qualquer outro tipo de cirurgia plástica, e envolve uma avaliação criteriosa em que o especialista analisa aspectos anatômicos do paciente e demais características que podem influenciar na intervenção. Além disso, a preparação cirúrgica demanda a realização de exames específicos para averiguar a presença de enfermidades ou alterações que podem atrapalhar a recuperação do paciente.

Os principais exames solicitados são os de sangue, coagulograma e perfil cardiológico. Pessoas que tomam remédios regularmente devem obrigatoriamente comunicar o cirurgião antecipadamente, de modo que seja possível fazer os devidos ajustes na medicação antes do procedimento.

Os cuidados após a cirurgia de lipoaspiração também são essenciais para que os resultados obtidos estejam dentro do esperado. Apesar de as chances de complicação serem mínimas, o paciente sempre fica em observação por pelo menos 12 horas antes de receber alta, e deve seguir recomendações específicas mesmo em casa.

Entre os principais cuidados que são necessários ao longo do período de recuperação pós-cirúrgica, estão:

  • Tomar a medicação prescrita pela equipe cirúrgica;
  • Evitar tomar sol e praticar atividades físicas até liberação médica;
  • Fazer repouso conforme orientado pelo especialista;
  • Utilizar cinta elástica;
  • Optar por uma alimentação leve nos primeiros dias, com bastante ingestão de água;
  • Cuidar do local operado, sempre seguindo a orientação fornecida pelo cirurgião e sua equipe;
  • Comparecer às consultas de retorno.

Quanto custa uma lipoaspiração?

Os custos deste tipo de cirurgia podem ser bastante variáveis, uma vez que os valores envolvidos no procedimento dependem da necessidade de cada caso e da experiência do cirurgião responsável pelo procedimento. Alguns dos principais aspectos que influenciam diretamente no custo da lipoaspiração são os honorários do especialista, gastos com hospital e centro cirúrgico, honorários do anestesista e gastos com exames e medicamentos.

Por se tratar de um procedimento eletivo de caráter estético, é importante que o paciente priorize seu desejo e satisfação pessoal, em vez de analisar apenas os custos necessários para realizar a intervenção. Vale lembrar que a lipoaspiração tem como principais benefícios a melhoria da autoestima e da relação do indivíduo com seu próprio corpo, e isso certamente vale mais do que o investimento necessário.

Para saber mais sobre o assunto e descobrir se a lipoaspiração pode ser um procedimento benéfico para você, entre em contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — Regional Santa Catarina;

Portal PebMed.

Fechar Menu