Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Preenchimento labial

Imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

Os detalhes sobre a técnica que aumenta o volume da região dos lábios

Tendência entre as famosas que já ganhou grande parte das mulheres, o preenchimento labial é uma técnica avançada e segura de aumentar o volume dos lábios e a autoestima feminina.

Com materiais temporários, o procedimento costuma ser feito rapidamente e de maneira quase indolor com o ácido hialurônico, substância segura e que já existe no corpo humano.

Conheça agora as principais características do preenchimento labial e entenda se esse procedimento estético faz sentido para você.

Quais os tipos de preenchimentos?

Atualmente, é possível escolher entre os preenchimentos que são temporários, ou seja, precisam ser refeitos, ou os permanentes, que apresentam mais efeitos colaterais para os pacientes. Conheça cada um deles.

Temporários

O temporário está entre a maioria dos preenchimentos realizados atualmente. Com o ácido hialurônico, o profissional responsável pelo procedimento aplica a substância que não oferece riscos ou efeitos colaterais à maioria dos organismos.

O nome se dá ao fato de que o ácido hialurônico permite o resultado apenas por um certo tempo. Quando ele é reabsorvido pelo organismo, uma nova aplicação deverá ser feita para aumentar o volume dos lábios.

Permanente

O preenchimento labial também pode ser feito com gordura, como uma lipoescultura. Porém, devido ao número de complicações, não é recomendado o uso de polimetilmetacrilato (PMMA) para preenchimento de partes moles.

Riscos do preenchimento labial

Os casos de complicações do preenchimento labial temporário, ou seja, com ácido hialurônico, não são tão frequentes. Quando existem, acontecem por serem degradadas pela hialuronidase, que pode ser aplicada em consultório médico.

Já o preenchimento labial permanente ou semipermanente costuma apresentar mais efeitos adversos. É possível, em consultório, remover parcialmente os líquidos preenchedores. No entanto, o paciente ainda estará suscetível a deformações, como:

  • Nódulos;
  • Rejeição do corpo;
  • Necrose;
  • Feridas.

Quando é indicado o preenchimento labial?

Esse tratamento é indicado para pessoas acima de 18 anos que não tenham nenhum problema de saúde e que queiram melhorar o volume dos lábios. No caso de menores de idade, é necessário ter a autorização de um responsável.

Além disso, o preenchimento labial também é uma boa opção para quem quer minimizar os sinais de envelhecimento da região dos lábios ou melhorar a harmonização do rosto, como no caso de assimetria labial.

Quando não é indicado o preenchimento labial?

O profissional de saúde responsável pelo procedimento sempre saberá dizer se ele é ou não indicado para cada paciente. No entanto, pessoas com a saúde debilitada, mulheres grávidas ou em amamentação não podem realizar o procedimento.

É necessário ter manutenção?

No caso do preenchimento labial temporário, sim. O ácido hialurônico é absorvido pelo organismo em um período de até um ano e meio. Cada organismo absorve em um ritmo diferente, por isso, sempre busque um profissional para entender quando é a hora de fazer o retoque.

Os lábios voltam ao seu formato original aos poucos, mas é possível reaplicar o ácido hialurônico de tempos em tempos até que o paciente decida interromper o tratamento. No entanto, a estimulação da produção de colágeno na região continua mesmo após a interrupção.

Vantagens do preenchimento labial

Além de melhorar a autoestima do paciente, o preenchimento labial é uma ótima opção para realçar a beleza natural, melhorando a hidratação e viço da pele.

Resultados naturais

Com um profissional especializado no preenchimento, o resultado final será natural e harmônico no rosto do paciente, corrigindo imperfeições.

Rápido e praticamente indolor

Em poucos minutos de aplicação, o resultado já poderá ser satisfatório, sem que o paciente precise interromper a rotina.

É reversível

Caso o paciente não goste do resultado, o ácido hialurônico será reabsorvido pelo organismo e os lábios voltarão a ter o mesmo aspecto de antes.

Volume

Para quem deseja uma boca mais volumosa, o preenchimento labial é a opção mais segura e permanente. Com poucos retoques a cada ano, é possível ter a aparência dos sonhos sem muito esforço.

Corrigir problemas

Para quem sofreu algum trauma na região dos lábios, o preenchimento labial também pode ser uma boa alternativa para corrigir imperfeições.

Quais os cuidados após o procedimento

Por ser um procedimento simples e rápido, não existe necessidade de internação hospitalar após o preenchimento labial. O paciente costuma receber alta no mesmo dia, logo após a aplicação.

Em alguns casos, o local do preenchimento poderá sofrer com inchaços e hematomas, o que é normal durante os dois primeiros dias após o preenchimento labial. Em caso do incômodo persistir por mais tempo, o paciente deverá voltar ao consultório.

Em até três semanas, já será possível avaliar o resultado do preenchimento labial e entender a necessidade de aplicar mais ácido hialurônico, caso seja necessário para chegar ao resultado desejado.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar duvidas sobre esse e outros procedimentos.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica