Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de ginecomastia: antes e depois do procedimento

Cirurgia de ginecomastia: antes e depois do procedimento

Saiba quais são as principais orientações do antes e depois da cirurgia de ginecomastia e como elas influenciam a recuperação e estética após o tratamento

Informar-se sobre o antes e depois da cirurgia de ginecomastia é um dos passos essenciais para um tratamento adequado desse distúrbio.

A ginecomastia é o quadro pelo qual ocorre o crescimento indevido das mamas masculinas, também chamado de hipertrofia mamária.

Uma vez que afeta a autoestima e a saúde mental dos homens, o tratamento correto da ginecomastia é fundamental na recuperação da qualidade de vida do paciente.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

Quais são as formas de tratamento da ginecomastia?

Quando a ginecomastia está associada a alterações hormonais, o tratamento medicamentoso pode ser a primeira opção.

Entretanto, em casos de grau avançado de ginecomastia, excesso de gordura na região ou insucesso de outras opções terapêuticas, a cirurgia de ginecomastia costuma ser o tratamento preferencial.

Cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia

Os cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia estão associados à redução das chances de complicações pós-operatórias, recuperação mais satisfatória e resultados estéticos mais satisfatórios.

Cuidados antes da cirurgia de ginecomastia

Entre os cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia é preciso conhecer previamente como é realizado o pré-operatório.

A opção pela cirurgia de ginecomastia deve ser avaliada e indicada por um cirurgião plástico, o que garante maior confiabilidade ao diagnóstico e tratamento.

O especialista vai solicitar exames médicos gerais para avaliar se o paciente está apto a realizar a cirurgia no momento. São solicitados:

  • Exames de sangue, como hemograma, coagulograma, glicose e outros;
  • Exame de urina, para avaliar o funcionamento dos rins e possíveis infecções;
  • Exame cardíaco, geralmente o ecocardiograma;
  • Ultrassom das mamas, para verificar a proporção entre gordura e tecido mamário.

Exames adicionais podem ser solicitados de acordo com o histórico de saúde do paciente, fazendo com que o antes e depois da cirurgia de ginecomastia seja sempre um processo individualizado.

Caso o estado de saúde esteja favorável à intervenção cirúrgica, é realizado o planejamento da cirurgia plástica.

Nesse momento do pré-operatório definem-se aspectos importantes, como anestesia a ser usada, localização das incisões cirúrgicas e se será feita a associação com a lipoaspiração para remoção de depósitos de gordura, além do tecido mamário sobressalente.

Por fim, o paciente é instruído quanto aos cuidados pré-cirúrgicos, que são as orientações relacionadas às 48 horas que precedem a cirurgia, como interrupção de alguma medicação, jejum e outras.

Em alguns casos, a realização da cirurgia de ginecomastia pode ficar condicionada a mudanças antes do procedimento, como interromper o uso de tabaco, perder peso ou controlar alguma doença crônica, como o diabetes.

Quero realizar o tratamento para ginecomastia

Falar com especialista!

Clincer

Cuidados depois da cirurgia de ginecomastia

Também se enquadram entre os cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia aqueles relacionados ao pós-operatório.

Essas recomendações são determinantes na boa evolução pós-cirúrgica, minimizando as chances de complicações e contribuindo na estética final. Elas incluem:

  • Repouso parcial de 5 a 7 dias;
  • Deitar-se com o tronco apoiado e de costas;
  • Não se deitar de bruços ou de lado no primeiro mês;
  • Usar a faixa de compressão continuamente no primeiro mês;
  • Não fazer movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas;
  • Não levantar ou carregar peso no primeiro mês;
  • Fazer sessões de drenagem linfática, se prescritas pelo médico;
  • Usar apenas a medicação prescrita pela equipe médica;
  • Não dirigir por duas a três semanas;
  • Fazer a higienização das incisões e refazer os curativos conforme orientação médica.

Em geral, as atividades físicas dos membros superiores e tórax poderão ser retomadas em cerca de 90 dias após a cirurgia, mas vai depender da evolução do quadro e liberação médica.

Mesmo com os bons cuidados no pós-operatório é normal que a região apresente hematomas, inchaço e sensibilidade nas primeiras semanas.

Entretanto, com os cuidados adequados, minimizam-se as chances de ocorrências indesejadas, como abertura dos pontos, dor excessiva, sangramentos e outras.

Dessa forma, os cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia acabam por influenciar a estética final da cirurgia plástica.

Quais são os resultados esperados após a cirurgia de ginecomastia?

Os resultados da cirurgia de ginecomastia serão visíveis já no pós-operatório, entretanto, o inchaço e hematomas impossibilitam dimensionar a real estética torácica nesse período.

Após cerca de dois meses, a estética da região já estará próxima do resultado final, entretanto, o processo completo de cicatrização leva de 12 a 24 meses.

Assim, a cicatriz apresentará fases nesse período, ficando mais fina e da cor da pele conforme evolui.

Quanto à estética torácica, o resultado são mamas masculinas, ou seja, mais planas e sem volume adicional.

Portanto, conhecer os cuidados antes e depois da cirurgia de ginecomastia corretamente vai contribuir em todo o processo de tratamento e também na recuperação adequada da cirurgia plástica.

Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Entrar em contato com os especialistas sobre ginecomastia

Falar com especialista!

Clincer

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica