Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para ginecomastia: quais as opções?

Tratamento para ginecomastia: quais as opções?

Os tratamentos para ginecomastia incluem opções medicamentosas e cirúrgicas, variando de acordo com as causas.

A ginecomastia é uma condição em que as mamas masculinas aumentam por causa de hormônios e de acúmulo de gordura. Ainda que não represente perigo, esse desenvolvimento anormal priva os homens de contatos sociais por vergonha. O tratamento para ginecomastia auxilia nesses quadros.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

Como é realizado o diagnóstico da ginecomastia?

O médico avalia as mamas, o abdômen e os testículos para diagnosticar essa condição. A solicitação de exames para analisar o fígado, a tireoide, os rins e o índice de hormônios no sangue também faz parte do procedimento.

Como não existe tecido mamário palpável em um homem adulto, se houver uma massa entre 1 e 10 cm de diâmetro nessa região, há um indicativo da necessidade de prosseguir com o tratamento para ginecomastia. O desenvolvimento mamário pode ser em apenas uma das mamas ou nas duas.

O desequilíbrio hormonal que resulta no tratamento para ginecomastia pode ter origem fisiológica, quando é provocada pelo próprio organismo, idiopática, quando o agente é desconhecido, e patológica, motivada por doenças ou efeitos colaterais de algum medicamento. Alguns exemplos são:

  • Obesidade;
  • Uso de anabolizantes;
  • Consumo de drogas;
  • Hipertireoidismo;
  • Insuficiência renal e hepática.

Quais as opções de tratamento para ginecomastia?

As opções de tratamento para ginecomastia incluem a lipoaspiração e a retirada de pele, que podem ser associadas. No procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão em formato de semicírculo abaixo da aréola para retirar a glândula aumentada.

A recuperação é simples, desaparecendo o inchaço após uma semana e a sensibilidade depois de alguns meses. A cicatriz fica disfarçada e torna-se quase invisível com o tempo. O material retirado deve ser examinado por um anatomopatologista para descartar qualquer suspeita patológica.

Nos casos em que também existe a presença de gordura, o tratamento para ginecomastia é a lipoaspiração. O caroço sentido nesses casos é pequeno e pode ser eliminado por meio de um orifício ainda menor, o que resulta em uma cicatriz quase imperceptível.

Outro tratamento para ginecomastia é o uso de medicamentos para regulação hormonal. Essa opção é recomendada nos estágios iniciais do desenvolvimento desse distúrbio por ter uma resposta satisfatória.

Quero realizar o tratamento para ginecomastia

Falar com especialista!

Clincer

Como saber qual o tratamento ideal?

A análise do especialista, considerando a causa, a idade e as características físicas do paciente, auxilia na escolha da intervenção. A mama é composta pelos tecidos mamários adiposo e fibroglandular. O aumento pode ser apenas do fibroglandular ou de ambos, o que altera o tratamento para ginecomastia.

A identificação da causa é importante para a decisão do tratamento para ginecomastia, já que mesmo a alteração hormonal pode ter origens diferentes. A principal motivação do surgimento dessa condição é a alteração hormonal durante a Adolescência devido a distúrbios, como:

  • Diminuição na produção de androgênios, grupo de hormônios responsável pela caracterização masculina, do qual a testosterona é o mais conhecido;
  • Aumento de estrogênios, hormônios importantes para a saúde masculina, mas que em excesso atribui características consideradas femininas;
  • Déficit nos receptores de androgênios.

A puberdade é a fase com maior incidência desse problema. Geralmente, não é utilizado nenhum tratamento para ginecomastia porque o volume costuma desaparecer com o tempo. Nesses casos, exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos do peitoral e a queimar gordura localizada.

Onde fazer o tratamento para ginecomastia?

Para iniciar o tratamento para ginecomastia, o paciente deve procurar a ajuda de endocrinologistas e cirurgiões plásticos. É necessário seguir as orientações médicas, uma vez que a automedicação agrava o problema, atrasa a resolução e desenvolve outras enfermidades.

Saiba mais sobre o tratamento para ginecomastia consultando a Clincer, clínica especializada em procedimentos corporais.

Entrar em contato com os especialistas sobre ginecomastia

Falar com especialista!

Clincer

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Ministério da Saúde